Iniciando os atendimentos do ano

Essa semana inauguramos os atendimentos de 2024 para uma equipe de um serviço da assistência social de São Paulo (SPVV), destinado ao cuidado de quem cuida, no formato de atendimento mensal. Eu estava com saudades de estar com essas pessoas tão queridas e dispostas ao bom contato pelas proposições arteterapêuticas.

Como não tivemos encontro em janeiro, planejei um começo que contemplasse alguns momentos: realizar as boas vindas do ano, colher as notícias de cada pessoa, levantar as demandas da equipe e partilhar e expressar os desejos para o ano novo – que já vai deixando de ser futuro e, agora, rapidamente, se torna presente nesse fim do mês 2.

Propus realizarmos o encontro no jardim e contei que havia pensado na temática “Arvorescer” como guiança. Partimos para o nosso abre caminhos com uma roda de conversa provocada pela reflexão: “Como estão chegando nesse 1o encontro de 2024?”. Exercitamos a “língua” ao nomear com palavras chaves cada uma das falas partilhadas.


Convidei o mestre Ailton Krenak para esse momento, através da leitura de um trecho do seu livro “Futuro Ancestral”. “Que futuros podemos construir acessando sabedorias ancestrais que promovam o envolvimento (integração) com a natureza e não mais o desenvolvimento (separação)?”.

Convocamos o corpo através de uma sequência prática que trouxe a yoga como base. Primeiro buscando a respiração profunda, depois a postura da árvore e, a seguir, o livre caminhar pelo espaço enquanto solta o corpo em movimento (nesse momento a música “Árvore”, cantada por Fran e Chico Chico era tocada).

Adentramos na produção arteterapêutica, precedida por uma potente troca de ideias e sentires sobre os futuros desejados para a equipe. Nessa altura, convidamos todes a expressarem pela manualidade, produções plásticas que pudessem ser integradas nas plantas do jardim. Partindo da provocação: “Como ser árvore enquanto se é floresta?”, foram produzidas materialidades com referências nos elementos que compõem uma floresta.

Para finalizar, cada integrante apresentou a sua produção, enquanto instalava-a no jardim. O poeta Manoel de Barros celebrou o fechamento do encontro! Foi bonito de ver tantos desejos de futuros!

Leave a comment